domingo, 16 de novembro de 2014

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE














Com o tema “VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS”, a conferência, em todas as suas etapas, tem como objetivo principal o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades.
Para apoiar o fortalecimento da Com-vida, trabalhamos com Agenda 21 na Escola.

- Na escola como um espaço de educação permanente, bem junto e integrado com a comunidade escolar - contando com a ajuda de uma metodologia divertida para a construção de projetos coletivos, chamada Oficina de Futuro.
A Agenda 21 é um importante instrumento para ampliar as ações da Com-Vida, pois ela possibilita o diálogo com a comunidade da rua, do bairro, da quadra, do município e nos faz perceber que comunidades sustentáveis só acontecem por meio de parcerias. Isso fica ainda mais fácil quando o município trabalha a Agenda 21 como parte integrante do currículo escolar.
Com o processo de organização das conferências infanto-juvenis e outras ações que possibilitem o pleno exercício da cidadania socioambiental na escola, a Com-vida vai continuar aprendendo e crescendo. Após cada conferência, as Com-vidas ganham outras bases para sua atuação, como a Carta das Responsabilidades, Vamos Cuidar do Brasil,que traz ainda mais caminhos e ideias para as novas ações de cada Com-vida e de cada Agenda 21 na Escola. E assim vamos construindo novos projetos, como diz o poeta Caetano Veloso:
“que o novo dê lugar ao mais novo”, é claro que sem perder a memória e a história.
Compartilhamos da percepção de que a educação ambiental trabalha com mudanças de valores e de atitudes para a construção de sociedades sustentáveis, justas, equitativas e felizes.
Por essa razão os projetos da Com-vida integram o meio ambiente, nossas cidades e campos; as florestas, os animais, a água, o ar e a terra; como também a nossa vida, nosso corpo e as relações que temos com outras pessoas e outras culturas.Comunidade sustentável
Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Entende-se que cada comunidade deve construir seus próprios passos em direção à sustentabilidade.
Nossa tarefa, é sem dúvida, a de estimular cada dia mais, que as ações de sustentabilidade se tornem uma prática efetiva dentro do cotidiano de nossa comunidade !
Os projetos expostos e apresentados, servirão para retratar o quanto essa cultura do CUIDAR está consolidado em nossa escolas!
Ao mesmo tempo, se faz necessário que tais ações sejam socializadas e valorizadas pelos órgãos institucionais , de modo a fortalecer que tais ações sejam disseminadas na busca de um município cada vez melhor e com mais qualidade de vida para nossa população!

Nenhum comentário:

Postar um comentário